Seguidores

OBRIGADA PELA VISITA!!!

Blog BoniFrati

domingo, março 18, 2012

DIA DO ARTESÃO E DIA DA QUILTEIRA


Ambos são comemorados no mês de Março. 
O Dia do Artesão é uma data fixa – 19 de Março, dia de São José, que foi um artesão no seu tempo.

Mesmo com toda evolução do mundo, com toda  tecnologia que hoje existe, tem profissões que não mudaram ao longo do tempo - a de ARTESÃO é uma delas.

Nos dias atuais, quando se fala em ARTESÃO, logo se pensa em  ARTESANATO, ou seja, UM  TRABALHO  FEITO MANUALMENTE, UM  TRABALHO  QUE NÃO SEGUE  REGRAS  DE  UMA  PRODUÇÃO  INDUSTRIAL.  

Num  sentido  mais amplo, Artesão é :  o FERREIRO, o CUTELEIRO, o SOPRADOR DE VIDRO, o CERAMISTA, o SAPATEIRO, o TECELÂO.... e a QUILTEIRA BRASILEIRA!


Pela estória a gente vê que os índios foram os nossos primeiros artesões, pois quando da chegada dos portugueses,  aqui no Brasil, o que se via era uma civilização onde dominava a arte da pintura com pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica.




Para lembrar esse dia, que será manhã, vou usar um selinho da minha amiga Eliane Vilela , que tem um blog lindo, cheios deles.





             Já o  Dia da Quilteira, ou National Quilting Day,  é comemorado nos Estados Unidos, sempre no 3º Sábado do mês de Março, neste ano foi comemorado ontem, dia 17.  É  um movimento que começou em 1991  e este ano é oficialmente comemorado em todo mês de Março pela NQA-National Quilting Association  


Lá essa comemoração tem, muitas vezes,  um cunho filantrópico. Esse ano de 2012 eles escolheram o projeto abaixo: a Estrela de Ohio com uma variação "mariner" no centro,  desenhado por  Martha Ethridge.

Crédito da foto: http://nqaquilts.org réd (Entre AQUI e veja o projeto grátis)



Para comemorar se  reúnem com suas amigas para costurar. Muitas vezes para trabalhar em colchas que serão doadas para entidade de caridade local.  Outras vezes visitam sua loja favorita de quilt  e  compram algo  como presente para si mesma, ou simplesmente passam o dia no seu atelier trabalhando em um projeto novo.




           Me desculpem amigas, como amo costurar, não resistir, encontrei  um poema de uma moça que escreve muito bem: Janaina Cavallin, que bem vai representar esse momento.




Nesta data eu parabenizo a todas as artesãs e artesões!

Tenho um grande prazer em dizer que 
EU SOU ARTESÃ!  
@@@@@


11 comentários:

Raios de Alegria Artesanatos disse...

Oi Mamy, que bom que vc gostou da homenagem ´´e para vc tambem com muito carinho. nao esqueça de pegar seu selinho amiga.
Parabens pelo desafio. Bjosssssss

Ivani disse...

Muito bacana seu post. Também fiz um sobre este assunto hoje. rsrs Estamos antenadas. beijos

Val Artes Digitais disse...

Oi amiga obrigada pela visitinha, aquela boneca é eva sim, vc precisa ver as outras, vou postar mais fotos ai vc vem dar uma olhadinha..bjsss

Val

RUDYNALVA disse...

MAMY!
BELA HOMENAGEM.
PARABÉNS A TODOS AO ARTESÃOS.

Agradeço a visita e comentário no blog, volte sempre que desejar.
Desejo uma semana produtiva e com paz em seu coração!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Marcia disse...

Mamy amada de Deus,
obrigada pela sua visita, volte mais vezes ficarei muito feliz, estou parada com minhas artes por enquanto devido a uma prioridade, mas logo voltarei e partilharemos diversas coisas, Deus te abençoe e te ilumine.
Márcia

Fuxico & Ternura disse...

Obrigada pela visita e comentários carinhosos deixados lá.
Abraços
Clara

Simone Cit ♥ disse...

Oii querida^^ tem selinho pra vc no meu blog..Bjoooo

Aprenda Fazer Arte disse...

Oi Mamy!!! Que bom que você gostou da dica do saquinho. é verdade viu, antes eu fazia tbm uma sugeira só. rsrs. E ficava pensando deve haver outro meio de não fazer tanta bagunça foi quando veio o bendito saquinho. Pronto adeus sugeira..kkkk

bjs

Unknown disse...

Mesmo atrasada de sejo um feliz dia! E obrigada pela visita carinhosa! bjs Nina

Jô Cavalcante disse...

Oi amore, que informação interessante e quanta coisa linda agente encontra por aqui. Obrigada por compartilhar conosco!
Bjs. Jô

ENCANTOS EM PONTO CRUZ disse...

Oi Mamy, tudo bem? Não sei se vc viu uma postagem que fiz no início do mês mostrando o quadrado do projeto Love Quilts do Chaves já pronto, pois é, mandei um e-mail para lá e desta vez ninguém me respondeu. Vc sabe se aconteceu alguma coisa? Bjs

Postagens populares

Minha lista de blogs que acompanho e recomendo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...